Seduc oferece 300 vagas em cursos gratuitos de Braille, Libras, Mobilidade e Sorobã

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com 300 vagas abertas para cursos gratuitos ofertados pelos Centros Cyro Accioly e de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira (CAS). As matrículas compreendem os cursos de Leitura e Escrita Braille, Básico de Orientação e Mobilidade, Básico de Sorobã e Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ocorrem no período de 22 de julho a 9 de agosto (Cyro Accioly) e no dia 25 de julho (CAS).

Instituição especializada no atendimento à pessoa com deficiência visual em Alagoas, o Centro Cyro Accioly, oferece 100 vagas, sendo 25 por curso: Básico e Avançado de Leitura e Escrita Braille, Básico de Orientação e Mobilidade e Básico de Sorobã, todos voltados à comunidade em geral. As inscrições estão abertas de 22 de julho a 9 de agosto, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sede do Cyro Accioly, na Rua Pedro Monteiro, S/N, Centro de Maceió (próximo ao Cenarte e à Secretaria Municipal de Economia).

O Braille é o sistema de leitura tátil usado por pessoas com deficiência visual ou baixa visão, enquanto o sorobã é um instrumento de origem japonesa utilizado para a realização de operações matemáticas e que ajuda no ensino da disciplina de matemática para deficientes visuais. Já o curso de orientação e mobilidade ajuda a orientar a locomoção de pessoas que não enxergam.

“No ato da matrícula, é preciso entregar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, além de foto 3×4 e certificado de curso básico de leitura e escrita Braille, este último exigido apenas para os alunos interessados no curso avançado em leitura e escrita Braille”, adianta Jedalva Santos, diretora do Centro Cyro Accioly.

Libras – Uma referência no ensino de Libras no estado, o CAS oferta 200 vagas para o curso Básico I de Libras – para iniciantes. As matrículas ocorrem no dia 25 de julho na sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, S/N, na Jatiúca – ao lado da Escola Estadual Rosalvo Lobo.

A idade mínima para realizar a matrícula é de 15 anos completos. Os menores de 18 anos de idade deverão estar acompanhados de pais ou responsáveis legais (reconhecidos judicialmente) e estes também com seus documentos.

O CAS funciona de segunda a sexta-feira, nos períodos manhã e tarde, das 7h às 17h. O período dos cursos será de agosto a dezembro, com carga horária total de 60h. As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 3h por dia.”Cada turma terá 30 alunos. No total, serão oito turmas de Básico I. Importante ficar atento à documentação necessária e chegar o quanto antes, para pegar a ficha, entregue antes do horário de atendimento”, desta a gestora.

Informações – Para mais informações sobre os cursos, o interessado pode ligar para 3231-0480 (CAS) e 3326-4983 (Cyro Accioly), além do email ee.cyroaccioly@educ.al.gov.br.

Ascom – 18/07/2019

(Visited 2 times, 1 visits today)